Turismo e Covid-19: a 7ª vaga e o impacto no sector

Turismo e Covid-19: a 7ª vaga e o impacto no sector

Logo quando parecia que o Covid-19 tinha desaparecido, o vírus está de novo a bater à porta. A Europa está de novo mergulhada numa onda de infecções que, embora ainda não demasiado alarmante, começa a preocupar as autoridades e especialmente o sector das Viagens e Turismo, que não quer ver comprometida uma nova época alta.
Na sexta-feira da semana passada, foram comunicados 639.827 casos na União Europeia. A França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bélgica registaram pequenos e constantes aumentos, enquanto os Países Baixos já registaram um máximo de casos. Estes dados ainda não são significativos, mas já existe a preocupação de que esta seja a génese de uma sétima vaga.
 
Turismo & Covid
Depois da Ómicron, responsável pela onda de epidemia de Janeiro, "temos uma variante de Ómicron, BA.2, que é ainda mais contagiosa. Isto significa que será difícil escapar a ela", segundo a modelação estatística do Instituto Pasteur, esta recuperação da epidemia não deve criar uma grande onda. "O bom tempo está a chegar, o que significa que estaremos no exterior e que há menos riscos". Não há sinais preocupantes nas unidades de cuidados intensivos: "o risco mais importante é para os mais frágeis e para os não vacinados". É por isso que as autoridades pedem que usem a sua máscara e que façam a sua vacinação de reforço".
 
Os empresários do turismo têm manifestado preocupação com este "ressurgimento" da Covid-19.
Embora pareça que a variante actual é muito menos mortal do que as anteriores e não causa hospitalizações, já existem receios de que as restrições voltem a estar na ordem do dia, precisamente quando os países estão a entrar numa reabertura maciça das suas fronteiras.
 
Época prometedora à frente
Esta má notícia chega na pior altura para o turismo. Em cerca de 20 dias, chega o fim-de-semana da Páscoa, e a Primavera é tradicionalmente um período activo no turismo. Estamos também numa altura chave para as reservas da época de Verão. Portanto, uma sétima vaga seria outro golpe para este sector já duramente atingido.
Um ressurgimento da pandemia, juntamente com a guerra na Ucrânia, que já está a afectar companhias aéreas, companhias de navegação, hotéis, etc., e que tem resultado no aumento dos preços dos combustíveis e no impacto na confiança dos viajantes, poderia causar estragos nos próximos meses, com consequências devastadoras se o conflito na Ucrânia se arrastar.

31 Março 2022